Perguntas Frequentes


A FAMILIA PODE AJUDAR O DEPENDENTE QUIMICO EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO?
O papel da família é primordial na recuperação do indivíduo. Mas para isso, é preciso que compreenda aspectos importantes da dependência química e da codependência vivida pelos familiares e amigos do dependente químico. Ao mesmo tempo em que a família pode ser proativa na recuperação, pode também exercer papel negativo nesse processo caso não compreenda a extensão dos danos causados pelo abuso de drogas. É necessário que a família, antes de querer ajudar um dependente químico, ajude a si mesma, pois a doença da codependência pode se tornar mais grave do que a própria dependência.
PESSOAS COM TRASNTORNOS MENTAIS / COMPROMETIMENTO PSÍQUICO GRAVE SÃO ACEITOS NO TRATAMENTO?
Pessoas que apresentam grau de comprometimento biológico ou psíquico grave não podem ser aceitas nas comunidades terapêuticas, devendo ser encaminhadas a outras instituições, pois o comprometimento mais grave requer intervenção de serviços de maior complexidade.(RDC 29/2011).
O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA?
A dependência química caracteriza-se pelo uso indiscriminado de substâncias nocivas tanto lícitas (tabaco, álcool, medicamentos, etc) como ilícitas (maconha, cocaína, crack, exctasy, etc).
QUEM PODE REALIZAR O TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA MÃE ADMIRAVEL?
Dependentes químicos do sexo masculino, dos 18 aos 59 anos, que voluntariamente aceitam tratar conforme a proposta da CT.
O QUE É A COMUNIDADE MÃE ADMIRÁVEL?
A Comunidade Mãe Admirável é uma comunidade terapêutica de recuperação para dependentes químicos, onde os acolhidos passam por um tratamento baseado na trilogia: Espiritualidade, Disciplina e Terapia Ocupacional onde acontece o processo de desintoxicação, reeducação e reinserção social. Durante este período (07 meses) retomam bons hábitos e, aos poucos, se conquista a alegria de viver e a esperança é novamente sedimentada.