O Tratamento

COMO SE DÁ O TRATAMENTO 
Para ingressar na Comunidade Terapêutica Mãe Admirável é preciso ADMITIR a dependência, QUERER ajuda e ACEITAR a programação proposta. Isso requer muita força de vontade e apoio dos familiares e amigos. Em seguida, procure o centro de atendimento, orientação e triagem (CAOT) para se inscrever. Na Comunidade Terapêutica Mãe Admirável, os acolhidos passam por um tratamento baseado na trilogia: Espiritualidade, Disciplina e Terapia Ocupacional onde acontece o processo de desintoxicação, reeducação e reinserção social. Durante este período (07 meses) retomam bons hábitos e, aos poucos, se conquista a alegria de viver e a esperança é novamente sedimentada.

ADMISSÃO
Ao querer o tratamento, o  candidato à vaga, juntamente com seu responsável, passam por uma primeira entrevista com Assistente Social e Psicólogo, momento em que é analisado o perfil para o tratamento, recebem ainda orientações sobre o processo do tratamento e esclarecimentos sobre o regulamento da Comunidade Terapêutica. O candidato, se aprovado na primeira entrevista, é encaminhado para área da saúde para fazer exames laboratoriais requeridos. Nesta oportunidade é apresentada ao candidato uma relação de itens que compõe o enxoval para internação, que deverá ser entregue na segunda entrevista. Após fazer todos os exames necessários, o candidato passa por uma segunda entrevista para análise dos mesmos. Estando tudo certo, o candidato será encaminhado diretamente para o tratamento. Caso o candidato ao tratamento faz uso de qualquer medicamento é necessário trazer o medicamento acobertado e acompanhado da receita médica correspondente. Candidatos com comprometimento psíquico grave, não atendemos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
  • Certidão de Nascimento (Cópia)
  • Registro Geral – RG
  • Cadastro de Pessoa Física-CPF
  • Cartão do SUS ou carteira de convênio médico (obrigatório)


RELAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS
  • HEMOGRAMA
  • HEPATITE B
  • PARASITOLÓGICO (FEZES)
  • HIV
  • GLICOSE
  • RX TÓRAX
  • SÍFILIS/VDRL
  • URINA – ROTINA
  • RNI-TAP, TGO, TGP, GGT, VITAMINA B12 (SOMENTE PARA ALCOOLISTA).
  • Avaliação clínica (original e uma cópia)
  • Avaliação psiquiátrica (original e uma cópia)
  • Avaliação odontológica (original e uma cópia)
  • Atestado de antecedentes criminais
  • Carteira de vacinação completa (dupla adulta, febre amarela, hepatite b tríplice viral).
ENXOVAL:
Pessoal Higiene
02 Cobertor
01 Travesseiro 01 Shampoo em frasco transparente
04 Bermudas 06 Sabonete, creme dental escova.
02 Agasalhos 02 Desodorante roll-on s/álcool ou creme
06 Camisetas 01 Cortador de unha
02 Calça Jeans ou 01 Social 05 Aparelho de barba descartável
02 Calças de moletom 02 Sabão em pó e em barra, escova de lavar roupa (01).
05 Cuecas Outras necessidades:
04 Pares de meia 01 Garrafa para água (uso individual) balde, cadeado pequeno, pregador de roupas.
01 Par de sapatos/tênis/chinelo de borracha, bota mateira. Bíblia.
01 Boné ou chapéu Caderno (2) lápis, apontador, borracha, caneta, pasta com elástico, selo, cola.
03 Jogos de roupa (cama e banho) 01 Resma de papel sulfite a4
01 Capa de colchão- cama solteiro- material PVC
ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
Nesta etapa, o acolhido será apresentado para a equipe, conhecerá a Comunidade Terapêutica, nosso regimento interno, nossas atividades dentro na comunidade os companheiros acolhidos e as atividades do dia-a-dia.
DESINTOXICAÇÃO
É fase de abstinência dos efeitos do consumo de álcool ou outras drogas. Fisiologicamente esta fase dura poucos dias, porém a vontade de consumo pode persistir por meses. A desintoxicação estabiliza o paciente, permitindo que ele ingresse na próxima fase do tratamento.
PREVENÇÃO
Na Prevenção e controle da Dependência Química trabalhamos com o Grupos de Auto ajuda com Psicólogo, e estudos dos conceitos dos Doze Passos, o relacionamento social do acolhido, o retorno ao ambiente familiar, melhor participação e convivência social em meio a sociedade; reconquista do respeito – autoestima; maior responsabilidade com a família; resgate de confiança junto aos mais próximos, assiduidade; reconquista de respeito e confiança; responsabilidade e amadurecimento no trabalho.
ESPIRILITUALIDADE
Sabemos que a dependência química e alcoólica é uma doença que afeta fisicamente, psiquicamente e emocionalmente o ser humano. Porém, temos a certeza que a falta ou baixa espiritualidade é o fator mais determinante para a não reabilitação do dependente. A questão espiritualidade está integrada no programa de tratamento desta Comunidade Terapêutica e tem como objetivo promover a vivência da espiritualidade numa perspectiva racional e ecumênica, dentro de um espírito cristão e do saber com o objetivo de Celebrar a vida com fé e esperança, de acordo com o momento em que a comunidade está vivendo, assim como, buscar orientação para a vida pessoal. Resgatar valores e princípios morais da família e a prática religiosa para facilitar inserção na sociedade na busca de um estilo de vida com qualidade em todas suas dimensões. Na grande maioria dos casos os dependentes não possuem nenhuma espiritualidade, não frequentam nenhuma igreja ou, se frequentam, não compartilham dos mesmos ideais. Daí vem a necessidade de uma conversão para Deus, pois somente Ele que é amor, compaixão e misericórdia pode reverter a situação, fazendo com que onde abundou o pecado, superabunde a graça (Rm 5,20).
MUDANÇA ESTILO DE VIDA
Os dependentes de drogas não podem manter os relacionamentos com antigos companheiros de consumo, não podem ir aos bares e outros ambientes onde costumavam encontrar esses colegas, pois o consumo de substâncias psicoativas (drogas e/ou álcool) é a atividade central dessas atividades. O indivíduo, nessas ocasiões, volta a sentir desejo intenso, como uma necessidade de consumir, não conseguindo resistir à droga. Esta é uma das principais razões de recaídas dos pacientes após o tratamento.
REABILITAÇÃO
É a fase do tratamento em que os paciente aprendem como modificar seu comportamento para manter a abstinência. Aqui nossa equipe terapêutica tem a finalidade de aconselhamento individual e familiar, aprendizado sobre dependência e sobre as substâncias que consome, psicoterapia individual e os familiares são incentivados a procurar grupos de auto ajuda.
ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL
Atendimento Psicossocial Individual: Tem o objetivo de atender o residente de forma individual, para auxiliá-lo no contato, ou seja, seus sentimentos, ansiedades, angústias, projeções, a fim de reconstruir seus recursos internos e administrá-los externamente. É realizado por um psicólogo e um assitente social tecnicamente preparados cujo conteúdo é resguardado de sigilo e ética profissional. Atendimento Psicossocial em grupo: Objetiva a troca e socialização de sentimentos e compreensão, percepção de si e do outro, a integração com o grupo, desenvolvimento da empatia, recebe e oferece apoio, melhora o relacionamento e a comunicação interpessoal, aumenta à autoconfiança, autoimagem e autoestima fazer mudanças pessoais dentro do grupo com expectativa de transferir essa aprendizagem para a vida.
LABORTERAPIA
A laborterapia é parte integrante do programa de tratamento da nossa Comunidade Terapêutica, ela ocupa o tempo dos residentes na parte da manhã, com trabalhos ligados à terra e o contato com o solo e o ar puro.
À Jardinagem
Ao cuidarem das plantas e flores, os residentes vão recuperando a sensibilidade, possibilitando assim um crescimento mais harmonioso e com momentos de reflexão.
O Pomar
O contato com as árvores frutíferas é de grande valia para o tratamento. Ao cuidar, adubar e regar as plantas, os recuperandos fazem um paralelo com a importância de produzir alimentos para o próprio consumo.
Os Animais
Aqui os recuperandos trabalham cuidando dos animais, tendo a atenção voltada para a alimentação dos mesmos e a higiene local. Eles são instados a assumir essa tarefa com grande responsabilidade, o que os faz despertar para os cuidados consigo mesmo.
A Horta
É um estágio no qual o recuperando tem contato direto com a terra no preparo dos canteiros e sementeiras. As verduras cuidadas por eles são colhidas e consumidas nas refeições. Dizemos: “Os recuperandos germinam junto com as verduras”. Aqui se trabalha o interesse, a iniciativa e a paciência.
A Cozinha
Implica na lavagem de panelas e louças, na preparação de alimentos e na produção de bolos. Também fazem parte desta fase a manutenção e a organização do setor onde são armazenadas as frutas e legumes. Aqui se exercita a responsabilidade e a higiene, e ainda a valorização dos princípios da economia doméstica.
A Limpeza
Os recuperandos passam a fazer a limpeza das dependências da Capela, dos dormitórios: varandas, refeitório, corredores, banheiros, salas de TV, e as demais dependências da Comunidade. Assim, trabalham a limpeza e a organização de modo geral, bem como os cuidados pessoais, fazendo com que a auto-estima e a vaidade estejam mais equilibrados.