I Seminário de Comunidades Terapêuticas e entidades afins de MG

Assinatura do Termo Aditivo de Colaboração ao convênio 010/2011
21 de fevereiro de 2017
I Fórum Permanente sobre Álcool e outras Drogas
19 de outubro de 2017

 

BH sedia Seminário para discutir políticas sobre drogas e reúne mais de 400 técnicos de todo o Estado

Nesta segunda-feira, 13.02, cerca de 400 pessoas vindas de diversas regiões do Estado estão reunidas no auditório JK, na Cidade Administrativa, para participar do I Seminário de Comunidades Terapêuticas e Comunidades Afins do Estado de Minas Gerais. Os técnicos que atuam na prevenção, acolhimento e reinserção de dependentes químicos em comunidades terapêuticas e demais entidades ficarão reunidos ao longo do dia para discutir o fomento e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o tema do uso de álcool e outras drogas em Minas Gerais. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

[Sesp] I Seminário Comunidades Teraupêudicas e Etidades Afins de Minas Gerais

Na abertura do seminário, 16 jovens que compõem a Orquestra Violões sem Fronteiras, da Associação Projeto de Vida – Prevenção ao Uso indevido de Drogas, do município de Contagem, realizaram uma apresentação repleta de violões, violinos, flauta e demais instrumentos percussivos. A jovem orquestra demonstrou a importância dos projetos de prevenção e os resultados alcançados quando há persistência e dedicação de todos os envolvidos.

[Sesp] I Seminário Comunidades Teraupêudicas e Etidades Afins de Minas Gerais

Um dos temas mais esperados pelo público é a divulgação do novo edital de chamamento público para a Rede Complementar de Suporte Social em Atenção ao Dependente Químico. Este ano, o documento traz uma novidade: será aberto não apenas às comunidades terapêuticas voltadas para a internação, acolhimento e reinserção de pessoas com problemas com álcool e drogas, mas também para projetos que trabalhem com a prevenção, reinserção social, geração de trabalho e renda, profissionalização e qualificação.

A expectativa da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), é que haja uma ampliação da rede complementar, passando de 22 entidades conveniadas para até 52. Desta forma, o recurso será mais bem distribuído no Estado e atenderá de forma mais ampla os três eixos de atuação da área – prevenção, internação e reinserção.

Para a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Patrícia Magalhães Rocha, o primeiro seminário marca um novo momento das ações e políticas sobre drogas no Estado. “Precisamos construir um caminho novo. Estamos com uma lei nova em vigor e é preciso o fortalecimento e a união de todos os equipamentos disponíveis para que possamos atender as demandas específicas de cada usuário. Sabemos que sozinhos não podemos resolver tudo. O momento agora é de união”, disse a subsecretária na abertura do evento.

[Sesp] I Seminário Comunidades Teraupêudicas e Etidades Afins de Minas Gerais

O secretário adjunto da Sesp, Aílton Lacerda, destacou a importância do evento no sentido de permitir a reflexão sobre os desafios diários que todas as pessoas envolvidas no trabalho da prevenção, acolhimento e reinserção enfrentam. Para Lacerda, “lidar com esta política não é tarefa fácil. Somos desafiados a criar algo novo a todo o momento. Estamos aqui reunidos com a pretensão de estreitar as parcerias com as comunidades terapêuticas e entidades afins e melhorar cada vez mais o nosso atendimento”.

Programação
Além da apresentação do edital de chamamento público, serão debatidos também A Importância dos Fóruns Estaduais e sua implantação, por Egon Schlüter, presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas e a Lei 13.019 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, por Iria Pereira de Melo, assessora técnica da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Matéria: Flávia Lima

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa-MG

https://www.omid.mg.gov.br/